Vinicius Ribeiro - Arquiteto, Urbanista e Professor Universitário

Sobre mim

 

 

Sobre mimVINICIUS DE TOMASI RIBEIRO, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul. Especialização MBA em Gestão Empresarial na FGV. Participou do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano Regional na UFRGS em 2009/10. É doutorando pela Universidade de Caxias do Sul na linha de pesquisa sobre Inovação e Competitividade. 

É Diretor de escritório GO Arquitetura, Planejamento e Mobilidade. É membro do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional (IDEMER) e do grupo de pesquisa do City Living Lab do PPGA Participou em diversas palestras e conferências relacionadas ao assunto de Gestão e Planejamento. Tem trabalho apresentado na cidade de Tulsa, Estado de Oklahoma e nas Nações Unidas sobre Transporte Sustentável, ambos (EUA).

É Professor Universitário do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Em cargos públicos já foi Vereador, Presidente da Câmara Municipal, Secretário Municipal de Planejamento e Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Diretor Presidente da CORAG e Deputado Estadual do Rio Grande do Sul sendo autor do projeto que institui o Plano Estadual de Mobilidade Urbana Sustentável e da Lei que Criou a Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Em 2014 recebeu o prêmio Arquiteto do ano.

Habilidades

  • Entusiasta
  • Pensamento inovador, analítico
  • Trabalha com aprendizagem ativa
  • Desafiado a resolução de problemas complexos
  • Liderança e influênciador social
  • Acredita na Inteligência emocional

Sobre minha empresa

A Empresa GO Soluções em Projetos (Vinicius Ribeiro Arquitetura, Planejamento e Mobilidade LTDA – ME) é uma empresa especializada em Arquitetura, Planejamento Territorial e Mobilidade Urbana Sustentável. Formada através da experiência em projetos diversificados ao setor público e privado, desenvolve soluções com criatividade, profissionalismo e eficiência de acordo com a necessidade e o sonho do cliente.

Especializada em gerenciamento de projetos urbanos complexos no setor público, trabalha, através da ciência das cidades, em planos territoriais, planos diretores, planos de mobilidade urbana sustentável, planos setoriais, planos de desenvolvimento integrados, planos sócios territoriais, códigos de posturas e de obras, leis urbanísticas, estudos de impacto de trânsito e estudos de impacto de vizinhança.

Desenvolvemos assessoria e consultoria e estudos com a visão de facilitar caminhos, desenvolver métodos e agilizar resoluções de crises com conhecimento, habilidade e atitude.

Propósito e os 5P’s

Momento de ação global para o planeta, mas de ação local para as cidades. A ONU sugere que as comunidades locais possam construir os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Cada município pode e deve aderir a estes objetivos e construir, através das diretrizes da ONU e sua agenda 2030. A GO acredita que são necessários o desenvolvimento dos cinco P´s da Agenda 2030, são eles: Pessoas: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade; Prosperidade: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza; Paz: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas; Parcerias: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida; Planeta: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

Negócio

Projeto de arquitetura, projetos de planejamento urbano/ambiental, projeto de mobilidade e consultoria em projetos urbanos e capacitação institucional.

Missão

 Desenvolver projetos, estudos e soluções em Arquitetura, Planejamento Urbano e Engenharia de Mobilidade Urbana, satisfazendo as necessidades com eficiência, responsabilidade e valor agregado de acordo com o bem-estar humano e social.

Visão

Tornar-se referência na prestação de serviços em nível nacional e ter trabalhos executados em nível internacional.

Valores

Pessoas, Relacionamento, Vida, Sustentabilidade.

Principais projetos (principais atividades desenvolvidas)

Em nível Internacional

  • Participou a convite da Organização das Nações Unidas – ONU “The Expert Group Meeting (EGM”) do Department of Economic and Social Affairs (DESA) para estudar e criar diretrizes do Transporte Sustentável em nível mundial chamado de Special Needs and Challenges in Developing Countries for Achieving Sustainable Transport” em 10 e 11 de maio de 2016

Em nível Nacional

  • Elaboração do Plano Diretor de Caxias do Sul (RS), 2005 e 2006 o Arquiteto Urbanista Vinicius coordenou o processo de elaboração do Plano Diretor Municipal. Município de 500 mil habitantes, a época integrava a Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNE) hoje Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG) exigindo um grau elevado de conhecimento e relacionamento regional.
  • Elaboração de Planos, projetos e programas relacionados a trânsito, transportes e mobilidade urbana na prefeitura de Caxias do Sul (RS) 2009 e 2010. É mister lembrar que nesta época não havia a necessidade e exigência do município investir na elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana Municipal (local). Porém, inúmeras atividades foram realizadas ao encontro daquilo que preconiza a Lei Federal Lei 12587/12.

Além das Atividades acima, de forma pontual foram realizadas:

  • Trabalho de conscientização no trânsito através da Escola Pública no Trânsito com a Implementação do Programa de Humanização no Trânsito;
  • Produção, elaboração e aplicação da lei municipal n◦ 7082 que Instituiu as Diretrizes da Política Municipal de Gestão do Transporte Coletivo e Seletivo; Produção, elaboração e aplicação da lei complementar municipal n◦ 337 que prorroga contrato e prevê nova estrutura e modelo do transporte coletivo urbano municipal;
  • Produção, elaboração e aplicação da lei municipal n◦ 7047 que Dispõe e regulamenta o serviço público de transporte escolar no Município de Caxias do Sul e dá outras providências; da lei municipal n◦ 7061 que Dispõe sobre o serviço de transporte de passageiros do município de Caxias do sul, sob regime de fretamento; da lei municipal n◦ 6345 que oficializou no município de Caxias do Sul o serviço de transporte de mercadorias através de motos ou similares, mais conhecido por moto profissionais ou motofrete; da lei municipal n◦ 7316 que Institui o Dia Municipal sem Carro, Dia Municipal do Pedestre e Dia Municipal do Transporte Coletivo e dá outras providências;
  • Legalização do Transporte Intramunicipal; Ampliação da Regulamentação do Estacionamento Rotativo – Zona Azul;
  • Projeto e execução da abertura da rua Visconde de Pelotas com Av. São Leopoldo; da rótula do bairro Vila Verde sob a BR 116; do alargamento e pavimentação da rua Madre Bárbara; do binário das ruas Moreira César e Pio XII; do binário das ruas Rio Branco e General Mallet; da duplicação da perimetral norte – trecho Atílio Andreazza / BR 116; da ligação da Av. Julio de Castilhos com a Perimetral Oeste; do novo acesso a Universidade de Caxias do Sul e ao Hospital Geral; da pavimentação da rua Atílio Andreazza; da pavimentação da rua dos Torneadores; da intervenção junto a BR 116 da confluência com a Perimetral Norte;  da restruturação viária (duplicação) do acesso norte de Caxias do Sul – chamado de acesso ao bairro Fátima Baixo;
  • Semaforização junto a RST453 – acesso ao bairro Desvio Rizzo e Zona Industrial;
  • Projeto e execução do corredor seletivo de ônibus coletivo urbano da Rua Moreira César – trecho Visconde de Pelotas/Perimetral Norte, Pio XII, Bento Gonçalves, Marechal Floriano – trecho Rua Sarmento Leite/ Rua Sinimbu;
  • Projeto e execução da Estação Secundária Central na rua Sinimbú e da Marechal Floriano;
  • Projeto e execução da Estação Principal de Integração Floresta e Imigrante; da implantação das informações Dinâmicas das Estações (GPRS);
  • Ampliação de novas linhas do Transporte Coletivo Urbano;
  • Projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento da Rede Cicláveis (Sistema de Ciclovias, Ciclorotas e Ciclopistas);

Principais Projetos Realizados

  • Assessoramento e consultoria na revisão do Plano Diretor de Vacaria (RS).
  • Assessoramento, consultoria e elaboração da revisão do Plano Diretor de Marmeleiro (PR).
  • Assessoramento, consultoria e elaboração de legislação que obedeça às diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de acordo com a Lei Nacional de Mobilidade Urbana, Lei 12587/12 em Marmeleiro (PR).
  • Assessoramento, consultoria e elaboração da atualização do Código de Obras, Código de Posturas, Lei de Parcelamento do Solo e demais legislações urbanísticas em Marmeleiro (PR).
  • Assessoramento, consultoria e elaboração do Plano Diretor de Município Westfália (RS).
  • Assessoramento e elaboração da Lei do Parcelamento do Solo no Município Westfália (RS).
  • Assessoramento, consultoria e elaboração da revisão do Plano Diretor de Poço das Antas (RS).
  • Elaboração da Lei do Parcelamento do Solo no Município Poço das Antas (RS).
  • Assessoria, Consultoria, Assistência técnica e Parecer técnico em um Registro de Responsabilidade Técnica, bem como avaliação e reavaliação e modificação de Plano ou traçado de cidade, Levantamento ou inventário urbano, Planejamento setorial urbano e Plano diretor de mobilidade e transporte, bem como da Lei Federal nº. 12.587/2012, na qual discorre sobre as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana no município de Campo Bom (RS).
  • Prestação de Serviços de Assessoria técnica (jurídica e urbanística) para análise, diagnóstico e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, conforme disposto na Lei 12587/12 e do processo de revisão do Plano Diretor do Município, suas alterações, concomitantemente, conforme disposto da Lei 10257/2001, tudo conforme memorial de definição do objeto do município de Soledade (RS).
  • Prestação de Serviços de Assessoria técnica para elaboração da revisão do Plano Diretor e a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de São Gabriel (RS).
  • Prestação de Serviços de Assessoria técnica para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Piedade (SP)
  • Prestação de Serviços de Assessoria Técnica para atualização do Plano Diretor Municipal de Dois Irmãos (RS).
  • Assessoria técnica para atualização do Plano Diretor Municipal de São Roque (SP).
  • Prestação de Serviços na elaboração do Plano Diretor Municipal de Maximiliano de Almeida (RS).
  • Prestação de Serviços na atualização do Plano Diretor Municipal de São Jerônimo (RS).
  • Prestação de Serviços na elaboração do Plano Diretor Municipal de Canudos do Vale (RS).
  • Prestação de Serviços na reavaliação e elaboração da prestação de serviços de concessão de Transporte público coletivo no município de Chopinzinho (PR).
  • Em andamento, a elaboração do Plano Diretor Municipal de Bom Sucesso do Sul (PR) e em Machadinho (RS).
  • Em andamento, elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Itaguaí (RJ).
  • Em andamento, o desenvolvimento de um conjunto de estratégias e atividades de comunicação, mobilização, capacitação e participação comunitária ligadas a Revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul (RS).