Vinicius Ribeiro - Deputado Estadual pelo PDT nº 12612

Deputado Vinicius Ribeiro cobra ações práticas na área da segurança em Caxias do Sul

Ações práticas na área da segurança em Caxias do Sul

Vinicius Ribeiro Notícias 138 views 3 min. de leitura

Deputado Vinicius Ribeiro cobra ações práticas na área da segurança em Caxias do Sul
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O Deputado Estadual Vinicius Ribeiro realizou na sexta-feira, 6, reunião com o Secretário de Segurança do Estado Cezar Schirmer. Vinicius solicitou ao secretário ações práticas contra a criminalidade e o aumento do efetivo policial em Caxias do Sul.

Uma das alternativas que está sendo construída é um convênio com o Exército para que militares possam estar presente nas ruas auxiliando no policiamento ostensivo, sempre acompanhados da Brigada Militar. O Rio Grande do Sul é o único estado a contar com a presença do exército de forma conjunta com a polícia militar. A partir de março será firmado um novo convênio e o início da atuação nas cidades do interior. Caxias do Sul será a primeira cidade a contar com esse serviço fora de Porto Alegre. De forma mais imediata o Secretário comprometeu-se em analisar o cadastro de transferências da Brigada Militar, procurando assim ver se há policiais que, de forma voluntária, tenham interesse de mudar as suas cidades de atuação e trabalhar em Caxias do Sul.

Hoje são 20 municípios no Estado que concentram 80% da criminalidade. Os 156 novos brigadianos formados no final de dezembro estão sendo designados para parte destes municípios, em especial na Região Metropolitana de Porto Alegre. Até o mês de junho está previsto a formação de mais 1.200 policiais, que serão encaminhados para atuar nos municípios do interior e cidades que concentram maiores índices de criminalidade.

Além do apoio à atuação da Brigada Militar, o Deputado cobrou a reabertura dos quartéis do Corpo de Bombeiros que estão fechados no município. São cinco ao total, três inativos, Bairros Cruzeiro, Desvio Rizzo e Zona Norte. A última turma de formandos do estado contou com aproximadamente 340 novos bombeiros, que serão distribuídos nas cidades em que há quartéis fechados. Além disto, após a aprovação da lei de regulamentação do Corpo de Bombeiros que está em tramitação na Assembleia, será estudada a possibilidade da atuação de bombeiros comunitários também nos municípios maiores, como é o caso de Caxias do Sul.

Para auxiliar na atuação dos bombeiros e na fiscalização contra incêndio, também foi solicitado a possibilidade de inserção dos técnicos de arquitetura e engenharia na análise e aprovação do PPCI. Na última segunda-feira, 2,  uma reunião realizada junto ao comando do Corpo de Bombeiros, o Deputado já havia tratado do assunto junto a representantes do CAU, do CREA e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. A proposta é que uma emenda seja elaborada para a inclusão na legislação do trabalho destes profissionais.

“O Governador já nos autorizou a chamar novos policiais e bombeiros, certamente estes soldados quando estiverem aptos, grande parte deles vão a Caxias do Sul reforçar o esforço da segurança para melhorar os indicadores de segurança pública, atendendo os anseios de toda a sociedade”, disse Schirmer.


O Deputado Vinicius ribeiro sempre defendeu a cultura da paz e a educação como prevenção da segurança, mas considerando o momento difícil da área da segurança são necessárias respostas mais rápidas e práticas para resolver este problema. “A minha preocupação é a preocupação do cidadão, Caxias do Sul e região merecem uma atenção e ações diferenciadas por parte da Secretaria de Segurança. O Secretário Schirmer prometeu atenção especial à cidade, o acréscimo do policiamento ostensivo, o convênio com o exército e a reabertura dos quartéis de bombeiros após a formação de novos soldados são exemplos de ações que cobramos hoje para auxiliar na segurança da região,” disse o Deputado.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: