Vinicius Ribeiro - Arquiteto, Urbanista e Professor Universitário

Hoje é "OH" Dia dos Professores

Sou professor por que acredito na força do ensino

Vinicius Ribeiro Notícias 652 views 3 min. de leitura

Hoje é "OH" Dia dos Professores
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Sou professor por que acredito na força do ensino. Leciono na faculdade e sei que financeiramente não me sustentaria se dependesse desta profissão. Lecionar é uma complementação pessoal e uma forma de me posicionar sempre como aprendiz, também.

Acabei valorizando a profissão de professor valorizando minha mãe, professora aposentada do estado. Conheci a realidade dentro de casa e percebi o quanto há necessidade do poder público valorizar e a sociedade reconhecer está profissão.  

Recente pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a rede Conhecimento Social - divulgada pela Agencia Brasil - afirma que a maioria (78%) dos professores escolheu a carreira principalmente por aspectos ligados à afinidade com a profissão, 33% dizem estar totalmente insatisfeitos com a atividade docente e apenas 21% estão totalmente satisfeitos. A remuneração é um dos fatores, mas não somente ela.  A remuneração média dos professores no Brasil atualmente, segundo a pesquisa, é de R$ 4.451,56. A maioria dos docentes (71%) tem a profissão como principal renda da casa e 29% afirmam ter outra atividade como fonte de renda complementar. Além do fator remuneração, a insatisfação está ligada a má formação continuada, a falta de políticas públicas e a falta de confiança.

Por outro lado, pesquisa realizada pela BBC mostra que há avanços e ações em sala de aula que estão mudando o rendimento do aprendizado dos alunos, quais sejam: o avanço da tecnologia, o compartilhamento das boas práticas e mais possibilidades de formação continuada.

Se avançarmos nesse assunto teríamos que falar das mudanças curriculares, das discussões sobre a reforma de base, do ensino médio, do financiamento público para educação e das contribuições que o docente estaria recebendo com tudo isso. Infelizmente não está. As atualizações legais não melhoram o status do professor e a importância dele no processo de formação do aluno. Ao inverso, mantem ele como uma peça mercadológica em uma visão “mercantil”. Educação virou negócio no Brasil, tanto para as instituições públicas com pelas privadas.

Enquanto isso, sou uma terça parte dos professores brasileiros que possui uma outra profissão como meio de subsistência, e um quinto em responder pela satisfação em lecionar onde leciono. 

Independente dos percentuais de satisfação ou não, saibamos que pelo reconhecimento jamais seriamos professores; pela remuneração menos ainda, mas pela responsabilidade e retorno humano, sempre.

Hoje é "OH" Dia dos Professores

Como toda profissão tem seu dia, hoje é o dia da profissão de todas as profissões.

Logo hoje é "oh" dia.

Feliz "oh" dia dos professores e professoras deste Brasil.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: