Vinicius Ribeiro - Arquiteto, Urbanista e Professor Universitário

Representatividades políticas cobram a inserção de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra

Lei Municipal

Vinicius Ribeiro Notícias 210 views 2 min. de leitura

Representatividades políticas cobram a inserção de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Notícia da Radio Caxias Link da notícia da Rádio

Para que Caxias do Sul faça parte efetivamente da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, é necessária a aprovação de Lei Municipal para a inclusão. A mesma deve ser proposta pela Prefeitura ao Legislativo. Criada em 2013, a Região previa a inclusão de 14 cidades. Destas, apenas cinco já formularam a própria norma que permite a inclusão prática à área. A inserção das integrantes da zona é precisa para que a mesma funcione, beneficiando a comunidade incluída.

 
O aumento de acessos a recursos e financiamentos para diferentes setores é uma das vantagens mais destacadas da criação efetiva da Região Metropolitana. A cobrança pela inserção de Caxias na mesma voltou a pauta após a divulgação de dados da última projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seriam quase 511 mil caxienses, num crescimento bastante acima da média nacional verificado nos últimos anos.

O autor do Projeto de Lei (PL) que instituiu a zona, o ex-deputado estadual Vinicius Ribeiro, afirma que paralelamente ao aumento habitacional está a redução de qualidade de vida no Município. Também frisa que o orçamento municipal vem tendo elevação e que os investimentos para atender as demandas da população não acompanham. Defende que haja um planejamento regional, para que mais ações locais sejam promovidas.

Ribeiro pontua que a criação da Região Metropolitana da Serra incentivaria a atividade coletiva dos municípios e que isso tornaria a gestão pública mais barata.

O vereador Felipe Gremelmaier (MDB) é uma das representatividades que têm colocado o tema em pauta. O mesmo fez uma indicação de lei ao Executivo Municipal no início deste mês de agosto para que Caxias se adequasse à norma estadual e tivesse o ingresso oficial à Região. O parlamentar também destaca o crescimento da cidade, salientando que o Município segue uma referência.

Gremelmaier considera que há um distanciamento do trabalho conjunto na Serra Gaúcha, defendendo que o contato precisa ser retomado. Ele enfatiza que os impactos do aumento de habitantes vão ser sentidos cada vez mais. O emedebista acrescenta que Caxias do Sul precisa compreender a importância que tem para a Região e a relevância que a relação com a mesma também possui.

Já efetuaram a inclusão na Região Metropolitana da Serra Gaúcha as cidades de Nova Roma do Sul, Antônio Prado, Ipê, Monte Belo do Sul e São Marcos. Este último passou a integrar oficialmente o zoneamento por lei que teria sido proposta pela Prefeitura local após indicação de uma parlamentar da Câmara do Município.

Conforme a Lei Estadual que determina a Região Metropolitana, a cidade-sede da mesma seria Caxias do Sul.


Departamento de Jornalismo da Rádio Caxias

 

CONFIRA O ÁUDIO

Áudio da Entrevista

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: