Vinicius Ribeiro - Deputado Estadual pelo PDT nº 12612

Roteiros Turísticos da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Você sabia que a Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG) é composta por 13 municípios e 34 roteiros turísticos? Conhece todos eles?

Vinicius Ribeiro Artigos 6238 views 5 min. de leitura

Roteiros Turísticos da Região Metropolitana da Serra Gaúcha
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A RMSG é um conjunto de municípios vizinhos de mesma identidade histórica e cultural, que visa a integração do planejamento territorial e a capacidade de gestão regional. Ela foi criada pela Lei Complementar nº 14.293/2013 e possui uma população de aproximadamente 800 mil habitantes (IBGE, 2016), com uma densidade demográfica média de 176 habitantes por km².

O que você precisa saber sobre os roteiros turísticos da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Dentro desses 13 municípios existem 34 roteiros turísticos que exigem, pela necessidade dos visitantes - acessar as diversas informações, ter qualidade de serviço, bom atendimento, capacitação, entretenimento e vivencia - uma forte ligação de apoio e cumplicidade entre poder público e privado.

Trabalhar o turismo em uma região é tratar desse setor fora dos limites municipais. A prestação desse serviço e a oferta segmentada voltada ao visitante exige acordos, ações e estratégias regionais dos empresários e das lideranças políticas.

Convergir é o principal objetivo do projeto que tramita na Assembleia Legislativa no Rio Grande do Sul. Conseguem imaginar uma efetiva articulação dos municípios de mesma identidade histórica e cultural, visando consolidar a efetiva integração do planejamento territorial e a capacidade de gestão do turismo regional? Imaginem também tudo isso acontecendo em sintonia! Podemos aumentar o período de permanecia do turista em Caxias, além de agregar maior prestação de serviço na origem – neste caso na RMSG.

Podemos inclusive sonhar com um mesmo mapa, identidade visual, integração entre os roteiros, respeito as segmentações e tudo mais. PL 106 2017

Roteiros turísticos da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Vamos conhecer os roteiros criados pelos municípios? São eles:

I- Caminhos do Interior, Roteiro Urbano, Roteiro Criúva, Roteiro de Ana Rech, Roteiro Estrada do Imigrante e Roteiro Caminho Padre João Schiavo, no município de Caxias do Sul. (6)

II- Roteiro Vale Trentino, nos municípios de Caxias do Sul e Farroupilha. (1)

III- Roteiro Caminhos da Colônia, nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha. (1)

IV- Roteiro Vale dos Vinhedos, Roteiro Caminhos de Pedra, Roteiro Vale do Rio das Antas, Rota Cantinas Históricas e Rota Rural Encantos de Eulália, no município de Bento Gonçalves. (5)

V- Recanto Bergamasco e Rota L’Amore Di Colonia, no município de Carlos Barbosa. (2)

VI- Roteiro Turístico dos Vinhos, no município de Pinto Bandeira. (1)

VII- Caminhos de São Miguel de Monte Belo, no município de Monte Belo do Sul. (1)

VIII- Roteiro Histórias e Memórias, Roteiro Caminhos de Caravaggio, Rota de Compras, Rota dos Moscatéis e Roteiro Caminhos de Caravaggio Cicloturismo Peregrino, no município de Farroupilha. (5)

IX- Roteiro Estrada do Sabor, Roteiro “Passadas – A Arquitetura do Olhar”, Roteiro Rota de Compras, Roteiro Rota dos Espumantes, Roteiro Vila Orgânica e Roteiro Religioso Aeternum, no município de Garibaldi. (6)

X- Rota dos Vinhos dos Altos Montes, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. (1)

XI- Rota Vales da Serra, Compassos da Mérica Mérica, Roteiro Turístico Melhor Idade e Roteiro Caminhos da Colônia, no município de Flores da Cunha. (4)

XII- Roteiro Turístico Rural Recantos Coloniais, no município de Antônio Prado. (1)

Caso você saiba de outro roteiro que não foi citado ou lembrado nesse breve texto, favor nos alertar que corrigiremos.

Ficou interessado nas Rotas Turísticas da Região Metropolitana da Serra Gaúcha?

Então não deixe de conferir o Guia Turístico da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Nele explicamos um pouco das rotas contidas na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, para você aproveitar ao máximo.

receber o Guia completo

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: