Vinicius Ribeiro - Deputado Estadual pelo PDT nº 12612

Trajetória Política

Trajetória Política

Vinicius começou sua carreira política em 2000, quando elegeu-se vereador pela primeira vez em Caxias do Sul. Foi eleito o vereador mais jovem do município, com apenas 23 anos, e 2.264 votos. Concorrendo mais três vezes para a Câmara Municipal, aumentou sua votação e aprovação da comunidade. Foi também o Presidente da Câmara mais jovem, no terceiro ano de mandato, em 2003. Além do Legislativo atuou também no Executivo como Secretário de Planejamento, e também Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana. Em 2013 assumiu como Deputado Estadual titular na Assembleia Legislativa, onde permaneceu até o final de 2014. Em 2015 esteve na Presidência da CORAG, retornando à Assembleia em novembro do mesmo ano.

Vereador 2000 - 2004

Vinicius é eleito vereador com 2.264 votos. Inicia seu primeiro mandato com 23 anos, sendo o parlamentar mais jovem da história da Câmara de Vereadores. Neste mandato (2000 a 2004), elaborou mais de 50 projetos de lei, dentre eles: Lei do incentivo ao Esporte, que acabou sendo aprovada como Fundo Municipal de Desenvolvimento ao Esporte e Lazer (Fundel); instituição do Estatuto da Juventude, adequações no serviço de táxis, regulamentação do transporte de tração humana no município (carroceiros), desconto aos estudantes e idosos em apresentações artísticas e culturais e muitas outras propostas nas áreas da educação, esporte e assistência social.

Secretário de Planejamento – 2005 e 2006

Vinicius é convidado e assume a Secretaria do Planejamento do Governo Municipal de Sartori e Alceu. Como secretário coordenou as discussões sobre o Plano Diretor e Planos Setoriais no município. Dentre os projetos que ele coordenou, muitos já podem ser conferidos pela população: Pronto Atendimento 24 horas (Postão), Viaduto Campo dos Bugres, construção da Rótula da Av.São Leopoldo com a BR 116, duplicação da Perimetral Norte e recuperação da Estação Férrea.

Trajetória Política

Vereador 2004 - 2008

Vinicius é eleito e amplia a votação, atingindo 6.784 votos. Durante este mandato, cria projetos como a implantação de sistema cicloviário, de bicicletários e de racks em ônibus, defendendo o uso da bicicleta como meio de transporte. Apresenta projetos que direcionam parte dos recursos da Zona Azul e dos tributos da operadora de crédito para o barateamento da tarifa do transporte coletivo. Apoia mais recursos ao Policiamento Comunitário, fortalecendo a segurança pública. Defende a municipalização da BR 116 com a construção do contorno sul da rodovia como indenização ao Município pela União.

Trajetória Política

Vereador 2008 - 2012

Com 5.802 votos, vereador mais votado da legislatura, Vinicius inicia novo mandato. Período marcado pelo elaboração de mais de 30 projetos, dentre eles o que acaba com a poluição visual - aprovado em 2012 - e que proíbe o consumo de cigarro em locais públicos fechados - aprovado em 2011. Em 2012 concorreu pela quarta vez e foi o 3º mais votado de Caxias do Sul com 5.306 votos.

Trajetória Política

Presidente da Câmara de Vereadores - 2003

Como Presidente mais jovem da história Câmara de Vereadores, promoveu a modernização do Legislativo com a implantação de uma reforma administrativa, informatização do processo legislativo, licitação dos serviços da TV Câmara e implantação de estúdio para a emissora. Uma administração marcada por avanços administrativos, técnicos e preocupação com o dinheiro público. Ao final de seu mandato, devolveu cerca de R$ 2 milhões aos cofres púbicos, recursos que economizados durante a sua gestão.

Trajetória Política

Secretário de Planejamento - 2005

Vinicius é convidado e assume a Secretaria do Planejamento do Governo Municipal de Sartori e Alceu. Como secretário promoveu as discussões sobre o Plano Diretor da cidade.Dentre os projetos que ele coordenou, muitos já podem ser conferidos pela população: Pronto Atendimento 24 horas (Postão), Viaduto Campo dos Bugres, construção da Rótula da Av.São Leopoldo com a BR 116, duplicação da Perimetral Norte e recuperação da Estação Férrea.

Trajetória Política

Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana – 2009 e 2010


Vinicius, junto com a equipe da Secretária priorizou o transporte coletivo e o pedestre nas ações que a administração pública realizou. Fez a Lei que deu diretrizes aos transporte coletivo e seletivo. Legalizou e atualizou as leis do transporte escolar, fretamento, pontos de frente e Táxi e aplicativos (esta última não aprovada).

Coordenou obras como o novo acesso à UCS, ao Desvio Rizzo e ao Vale Verde, as intervenções nas ruas Atílio Andreazza, Madre Bárbara, Visconde de Pelotas, rua dos Torneadores e no Fátima Baixo. Implantação dos binários na Moreira César e na Rio Branco. Iniciou a descentralização do transporte coletivo, aumentando o número de horários e projetando as estações de transbordo do Imigrante e do Floresta. Implantou programas de Humanização do Trânsito, voltados ao ensino e à conscientização de crianças e jovens.

Trajetória Política

Presidente da Comissão Pró-UFRGS na Serra - 2011

Na Câmara, Vinicius foi eleito presidente da Comissão que busca trazer o campus da UFRGS para Caxias. Em setembro de 2011, coordenou a mobilização "Agora é Unir para conquistar" para a Audiência Pública da Amesne, a qual teve mais de 1,5 mil estudantes. Vinicius continua presidente da Comissão em 2012, levantando o debate a fim de trazer ensino superior público e gratuito para a população.

O corte de investimentos no Ministério da Educação protelou este projeto, porém a luta continua para conquistar esse sonho.

Trajetória Política

Deputado Estadual 2013 a 2017

Assumiu como deputado estadual a partir de janeiro de 2013. Na Assembleia, foi presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana e, coordenador da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana, e da Frente Parlamentar do Movimento Escoteiro. Em 2014 foi presidente da Escola do Legislativo. Vinicius foi autor de 3 Leis de mais de 20 projetos de lei.

Conheça os projetos de Lei

Destaque para 2016 em que Vinicius foi um dos deputados que mais apresentou projetos e o que menos recursos disponível do gabinete parlamentar gastou, conforme quadro abaixo.

Trajetória Política

Acompanhe também:

Vida Pessoal

O Palestrante Vinicius

Avalie o conteúdo desta página!

Enviando Comentário Fechar :/