Vinicius Ribeiro - Deputado Estadual pelo PDT nº 12612

Movimento Pedala Caxias – Incentivar, Conscientizar, Conviver, Compartilhar

A mobilidade urbana é a mobilidade humana

Vinicius Ribeiro Artigos 928 views 4 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Há dias nós estamos vendo aqui em Caxias um movimento chamado Pedala Caxias, um grupo de usuários da bicicleta que querem conscientizar a nossa comunidade a implementar um sistema cicloviário. Em 2010 através do PL245/10 (Projeto de Lei Complementar que objetiva implantar o Sistema Cicloviário em nosso Município) nós tínhamos essa iniciativa legislativa e isso não avançou por falta de apoio popular e comunitário.

Veja também: a Lei Complementar 14960 de 14/12/2016 que Institui a Política Estadual de Mobilidade Urbana no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

Hoje nós temos dezenas de movimentos que utilizam a bike ou a bicicleta para se deslocarem ao trabalho, ao estudo e também ao lazer. Nós precisamos incentivar esses movimentos e apoiar o poder público a implementar o sistema cicloviário em Caxias.Movimento Pedala Caxias – Incentivar, Conscientizar, Conviver, Compartilhar

A cidade é para todos, carros, ônibus, pedestres e ciclistas. Ela nos pertence, mas é a bike que nos conecta. Vamos dar vida às ruas, às calçadas e aos parques”. – Pedala Caxias

O número de interessados no assunto e a possibilidade de se ter uma estrutura relevante para bicicletas ainda chamam a atenção em uma cidade que historicamente prioriza os carros ao investir em mobilidade.

Já imaginou uma cidade sem carros?

Saiba mais em nosso artigo: Mobilidade Urbana: Uma cidade sem carros

Na medida em que o município implementa ciclovias ou ciclofaixas para uso da bicicleta como meio de transporte ou de lazer, o resultado passa a ser imediato. Sem falar dos estudos mostrados que concluem na diminuição da poluição, na melhoria do ar no meio ambiente e da condição física pessoal, na relação com a saúde.

Todos nós precisamos fazer a diferença!

E nesse momento você usuário do carro ou do ônibus ou de outro instrumento:

-Respeite o ciclista e apoie estas iniciativas.

Sem esse nível de consciência, dificilmente nos livraremos dos grandes congestionamentos, da falta de mobilidade e da insegurança a que está sujeito o pedestre e do impacto nocivo que estamos causando ao meio ambiente.

Contem comigo! #VamosJuntosFazerDiferente

Acesse nossos artigos relacionados:

✔Mobilidade Urbana tem solução?
✔Mobilidade para uma comunidade sustentável
✔O conceito da cidade ideal para viver
✔Lei Complementar 14960 de 14/12/2016

Baixe agora o E-book especial: COMPREENDA O PROBLEMA E A SOLUÇÃO DA MOBILIDADE"HUMANA".Mobilidade Urbana tem solução?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: