Vinicius Ribeiro - Deputado Estadual pelo PDT nº 12612

O Valor do Patriotismo

Identificação com a Pátria

Vinicius Ribeiro Artigos 252 views 5 min. de leitura

O Valor do Patriotismo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Desde pequeno levei muito à serio a semana da Pátria, pois desde muito cedo tive o privilégio de participar de um Grupo Escoteiro, fiz minha promessa jurando a pátria para fazer o melhor possível em frente a bandeira nacional.

"Esse movimento revolucionou minha história, da minha família e de Caxias do Sul. O que a sociedade sempre exigiu, o movimento escoteiro sempre concedeu. O que a sociedade sempre questionou, o movimento escoteiro sempre respondeu. O verdadeiro lema do escotismo é Servir. Nós não existimos se não servirmos. Nossa vida é servir para o outro”.

O esporte também me ajudou compreender muito bem, a importância de como me identificar com minha pàtria, sendo um bom cidadão, tendo disciplina e respeito toda vez que iria representar minha Cidade ou estado em algum campeonato.

Cresci dentro do esporte, tornando-se faixa preta e professor. "No judô, aprendemos o momento de esperar, de avançar e também de retroceder. O comportamento que aprendemos nesse esporte levamos para a vida".

O patriota é aquele que ama seu país e procura servi-lo da melhor forma possível.

Patriotismo é um sentimento voluntário, unilateral, de amor e pertencimento. Revela a disposição de entrega à causa da pátria.

O patriota (do grego patriotes – patrício), não apenas respeita; ele ama os símbolos da pátria, a bandeira, o hino, o brasão. Nutre identidade com os vultos históricos e as riquezas naturais. Ele serve ao seu país e é solidário aos que devotam o mesmo sentimento de patriotismo.

O Professor Paulo Nogueira Neto lecionava que “homem é território”. Ele queria com isso dizer que toda atividade antrópica se refletia territorialmente.

Levando em conta esse pressuposto, a pátria é o território e o reflexo do homem – o conjunto de elementos que identificam o ser humano com sua terra natal, seus costumes, seus símbolos e seus ancestrais.

A pátria soma elementos tangíveis (terra, água, ar, clima, paisagem, fauna, flora e símbolos nacionais), e elementos intangíveis (amor, identidade, apreço e respeito).

Patriotismo é sentimento que acomete todo tipo de indivíduo predisposto a amar a causa da pátria.

Crianças e velhos, cidadãos natos e estrangeiros (que aprenderam a amar o país), criminosos circunstanciais e encarcerados habituais… todos podem nutrir esse sentimento de pertencimento. Sentem-se dignos, porque o patriotismo é sinônimo de dignidade.

Essa predisposição a sentir é epistemológica. Pressupõe uma ambiência, uma percepção social, uma cultura de identificação com os símbolos nacionais, um sentimento disseminado de amor á terra e engajamento com seus valores.

Patriotismo e cidadania

Patriotismo é, também, cidadania, mas não se confunde com esta.

Patriotismo é sinônimo de dignidade.

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, estabelecidos pelo ordenamento constitucional do País. Implica direitos e deveres interligados na consecução dos objetivos nacionais.

Cidadania não é um sentimento voluntário e unilateral. É um exercício de integração à sociedade politicamente organizada.

Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e incumbir-se de implementá-los cotidianamente.

Assim, é possível a existência de cidadãos que desprezam a pátria e não hesitam em fazer uso de sua integração à sociedade politicamente organizada para justamente conspirar contra ela. Poderão fazê-lo “exercendo sua cidadania”.

Cidadania é razão, é exercício – algo que se exerce.

Patriotismo é amor, devoção, é sentimento – algo que se sente.

Conceituados dinamicamente, tanto a cidadania quanto o patriotismo inspiram um senso de dever. No entanto, o dever do cidadão é para com o Estado de Direito posto, enquanto o dever do patriota  é com a Pátria.

Fonte: http://www.ambientelegal.com.br

Baixar E-book #VamosJuntosFazerDiferente

 

Gostou do nosso artigo? Aproveite e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: